Veja quando é necessário um Laudo Técnico de Reforma.

Vai fazer uma reforma e não sabe se é necessário fazer um Laudo Técnico? Pois saiba que nem todos os serviços precisam deste documento.

 

Muitos condôminos e até profissionais da área já tiveram essa dúvida, mas a verdade é que nem todos os serviços de uma reforma precisam do parecer de um Engenheiro Civil ou Arquiteto. Porém antes de começar a sua reforma vale a pena entender o que a NBR 16280 (Reformas em Edificações) trás para nós a respeito deste assunto:

Quando é obrigatório fazer esse Laudo?
Alterações que impactem na estrutura e sistemas do imóvel, como:

✔️ Revestimentos Cerâmicos
✔️ Instalações Hidráulicas
✔️ Instalações Elétricas
✔️ Instalações de Gás
✔️ Ar-Condicionado
✔️ Esquadrias
✔️ Intervenção Estrutural

E em quais serviços não é obrigatório fazer?
Manutenções de forma geral e serviços que mantenham a originalidade do imóvel, como:

❌ Pintura
❌ Instalação de Móveis
❌ Instalação de Acessórios
❌ Instalação de Pisos Laminados e Vinílicos
❌ Aplicação de Papeis de Parede e Adesivos

De forma resumida: toda a alteração que impacte diretamente na modificação da estrutura, instalações, aumento de cargas consideráveis no imóvel e serviços que possam trazer risco quanto a sua execução deve ser obrigatório um profissional habilitado para elaborar um parecer técnico constatando a aptidão do imóvel em receber as alterações de forma segura e correta.

Mas quando se trata de pintar uma parede ou instalar um móvel novo fica dispensável a contratação de um Engenheiro Civil, mas vale lembrar que deve ser sempre executado com uma equipe capacitada para garantir a qualidade do serviço.

E você? Pensou em fazer alguma alteração no seu imóvel e viu que precisará de um Laudo Técnico? Só entrar em contato conosco clicando aqui ou mande um e-mail para contato@engeplificando.com.br  que iremos te ajudar.

Vamos tirar seu projeto do papel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *