Entenda os projetos que vão além do arquitetônico!

Sabia que somente o projeto arquitetônico não é suficiente para uma execução correta e econômica de uma construção? Ele é apenas o primeiro de muitos!

Ou quase o primeiro, pois quando se trata de um terreno vazio é preciso de um projeto que indique as elevações e as dimensões corretas do lote. Mas tenha calma, pois aqui iremos explicar para você todos os tipos de projetos necessários para a construção de uma edificação.

Seja comercial ou residencial, casa ou prédio, é preciso entender que o projeto arquitetônico nem sempre é o primeiro projeto e que, principalmente, ele não é o único. Mas então para que serve um projeto arquitetônico? Vamos entender o que é cada projeto e também um exemplo ilustrativo de cada um.

 

Projeto Arquitetônico: É o projeto onde o profissional responsável desenvolve a edificação conforme as necessidades do cliente. Atendendo as normas, as leis, passando para o papel os desejos e sonhos do morador, visando o bom uso da obra e a melhor ocupação do espaço. Este projeto é a premissa para a execução da obra, pois é através dele que os demais projetos serão elaborados para viabilizar a construção. Para a concepção do projeto arquitetônico existem algumas etapas como: levantamento de dados para arquitetura; programa de necessidades de arquitetura; estudo de viabilidade de arquitetura; estudo preliminar de arquitetura; anteprojeto de arquitetura; projeto legal de arquitetura, aquele famoso projeto cobrado pelas prefeituras; projeto básico de arquitetura, em alguns casos; projeto para execução de arquitetura, principal componente para a execução da obra. Ao longo dessas etapas o cliente e o profissional responsável alinham todos os pontos do projeto e, finalizando o escopo, dando assim o início aos próximos projetos que irão compor a obra.

Exemplo Projeto Arquitetônico

Projeto Topográfico: Esse tipo de projeto é considerado o primeiro projeto, pois ele fornece informações a respeito das curvas de níveis, elevações, seções do terreno, resumindo: é a geometria do lote. Essas informações irão definir como será a implantação do projeto arquitetônico, que irá realizar o melhor aproveitamento do terreno natural e garantir uma economia no que diz respeito as movimentações de terras, aproveitamento da luz natural, ventos, climas e vistas.

Exemplo Projeto Topográfico

Projeto Estrutural: Este projeto é essencial para a construção da obra, pois ele é o responsável por tira-la do papel e deixa-la de pé. Ele usa como base o projeto arquitetônico, definindo o tipo, a geometria e o método estrutural com a finalidade de garantir a estabilidade da edificação. O Engenheiro Civil se responsabiliza por esse projeto, respeitando os limites dos materiais, viabilizando a eficiência da edificação e evitando futuras patologias que podem vir a aparecer em função de problemas estruturais. O cuidado com a elaboração desse tipo de projeto é primordial não só pela segurança e eficiência da construção, mas também para garantir a economia da estrutura, que por muitas vezes não é reconhecida quando não se tem um bom projeto, pois evita gastos desnecessário e elimina diversos problemas gerados pelo mau dimensionamento estrutural.

Exemplo Projeto Estrutural

Projeto Elétrico: É um dos projetos complementares que garante o bom funcionamento e o correto dimensionamento elétrico da edificação. Ele utiliza como base o projeto arquitetônico para elaborar a todo o sistema elétrico. O profissional responsável garante a eficiência, atende as exigências normativas e define as voltagens, potências, posições das tomadas, os pontos de iluminações, os tipos de materiais e as instalações. Este projeto apresenta uma economia não só material durante a obra como ao longo da vida útil da edificação com o consumo adequado de energia elétrica.

Exemplo Projeto Elétrico

Projeto Hidrossanitário: Também conhecido como hidráulico e projeto de esgoto sanitário. É outro projeto complementar que garante o correto escoamento dos efluentes domésticos e o abastecimento adequado de água potável fria e quente. Este projeto também utiliza como base o projeto arquitetônico e através das disposições dos aparelhos hidrossanitários é feito o dimensionamento para garantir a pressão mínima e necessária para todos os pontos de utilização, definindo as alturas dos pontos e os tipos de materiais. O profissional responsável por esse projeto garante a qualidade da utilização do sistema hidráulico e sanitária, respeitando as normas e evitando qualquer tipo de problemas provenientes da falta ou da má elaboração do projeto hidrossanitário.

Exemplo Projeto Hidrossanitário

Projeto de Drenagem: É o projeto complementar próximo do hidrossanitário, responsável pelo escoamento da água pluvial, dimensionamento das calhas, dos ralos externos e do encaminhamento da água de chuva da edificação. A falta deste projeto pode ocasionar diversos problemas como até alagamentos na residência e transbordamento de calhas.

Além desses, existem outros projetos específicos como o de paisagismo, por exemplo, que garantem a utilização da vegetação de forma ideal, ou o projeto luminotécnico, que dimensiona corretamente o tipo de iluminação conforme a exigência de cada ambiente.

Todos os projetos são ideais para garantir a economia e eficiência da edificação, pois eles são específicos e elaborados de acordo com a necessidade da obra. Quando desenvolvidos corretamente, evitam inúmeros problemas futuros e aperfeiçoam o desenvolvimento da obra. O erro de projeto é o grande responsável pelos gastos e atrasos de uma obra, além da boa elaboração dos projetos é de extrema importância a contratação de um profissional habilitado para o acompanhamento de obra, pois ele irá garantir a correta comunicação entre os diversos projetos e a correta execução da construção, está função é o que chamamos de “compatibilização de projetos”.

Está surpreso com a quantidade de projetos necessários para a boa execução de uma obra?

Não precisa se preocupar, podemos desenvolver esses projetos para você, basta entrar em contato conosco clicando aqui ou mande um e-mail para:

 

contato@engeplificando.com.br

 

Vamos tirar seu projeto do papel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *