Na época mais quente do ano nada como ter um lugar em sua casa para se refrescar, mas esse lugar precisa ser bem projetado e executado.
Para fazer uma piscina é preciso entender que existem diferentes tipos de estruturas e acabamentos de piscina. A escolha da estrutura depende do tipo do terreno onde será instalado, o nível de água do solo e até mesmo o projeto da sua residência.
Estruturas
Piscina de Concreto Armado:
Ideal para qualquer tipo de terreno por ser mais resistente, sua estrutura trabalha como um monobloco e resiste aos esforços da água e do terreno. O concreto permite que seu formato seja bem variado se adaptando a qualquer espaço, tamanho e projeto. Deve ser impermeabilizado com manta asfáltica para evitar problemas futuros e o acabamento pode ser em azulejo, pastilha ou até mesmo vinil. Seu custo é elevado, mas tem uma longa durabilidade.
Alvenaria Estrutural:
Utilizada somente em terrenos resistentes, não é tão resistente quanto o concreto armado e pode apresentar patologias estruturais que comprometam a vida útil da piscina. É recomendável na sua execução o grauteamento total da alvenaria para aumentara resistência. Deve ser impermeabilizada com manta asfáltica, podendo ter uma variedade de formatos e receber o acabamento em vinil.
Piscina de Fibra de vidro:
Dispensa a impermeabilização e o acabamento por já ter uma superfície pronta e é recomendada para terrenos firmes, sua instalação é feita em cima de uma base de concreto armado nivelada e o preenchimento entre a piscina e o solo escavado é com areia e cimento, porém é recomendável uma estrutura de parede de contenção em sua volta para aumentar a resistência, pois a fibra não aguenta qualquer tipo de esforços. Por ser pré fabricada não tem muitas opções de tamanhos e formatos. Sua instalação é a mais rápida e consideravelmente barata em relação às outras e sua limpeza é bem simples.
Acabamentos
Vinil:
Possui vários tipos de estampas e tamanhos. Aplicado diretamente sobre a estrutura regularizada da piscina cobrindo totalmente a superfície e dando o acabamento final. A instalação é rápida e fácil, além de ter uma higienização simples. Não é resistente a objetos cortantes e seus cuidados devem ser redobrados para manter a durabilidade da piscina, a danificação do vinil ocasiona na troca total do bolsão.
Cerâmico:
O azulejo ou pastilha é aplicado sobre a estrutura da piscina com argamassa e recebe o acabamento com rejunte. A execução requer uma boa mão de obra e a sua higienização é mais trabalhosa. A durabilidade do acabamento depende dos cuidados com a piscina.
Casa de máquinas, tubulações e iluminações:
O local da bomba também deve ser pensado na execução da piscina, assim como os pontos hidráulicos, tubulações e sistema de iluminação. Durante a execução os pontos já devem ser executados para não prejudicar na impermeabilização e execução da piscina. O local deve ter fácil acesso e ser protegido.
A execução da piscina deve ser acompanhada por um Engenheiro Civil para evitar problemas futuros. Cabe ao profissional junto com o cliente decidir o tipo de piscina e o acabamento adequado. Existe no mercado novas tecnologias para executar piscinas, se quiser saber mais ou está pensando em fazer uma em sua residência, fale com a nossa equipe clicando aqui, podemos ajudar você a solucionar o seu problema! Vamos tirar aquele projeto do papel?