Conhecendo Sua Casa – Fundações Profundas

Quando a obra é pequena usa-se a fundação rasa e para a obra grande usa-se a fundação profunda. Correto? Errado! Quem define o tipo de fundação é o solo.

No post anterior explicamos o que é fundação e mostramos as fundações rasas. Porém engana-se quem acha que fundação rasa é apenas para casas de no máximo 2 pavimentos, pois a escolha do tipo de fundação é dada pelo tipo de solo onde a edificação irá ser construída.

Neste post iremos falar um pouco sobre as Fundações Profundas. São uma solução para locais onde a resistência do solo é baixa na superfície e precisa de estruturas profundas que consigam atingir um solo bom para receber as cargas da edificação. O nível de água (lençol freático) influencia na escolha do tipo de fundação, tão quanto o cronograma da obra, preço e dificuldade do terreno e são executadas com auxílios de maquinários.

Estaca Hélice Contínua: Provavelmente uma das mais conhecidas. É utilizada em solos onde o nível de água é alto, sua execução é rápida e com qualidade. Precisa ter um controle logístico e um bom planejamento para sua execução, pois não pode haver interrupções na execução da estaca. O maquinário é grande e sua mobilização é cara. Recebe o nome de contínua pois seu trado é contínuo. Existe também a Hélice segmentada, uma solução que diminui o custo de mobilização por conta do trado ser segmentado.

Maquinário hélice contínua imagem ilustratita
Hélice Contínua

Estaca Escavada: Uma solução de baixo custo em relação às outras e com alta produtividade e mobilidade. Indicada para solos onde o nível da água é baixo, para executar abaixo do nível da água deve utilizar a um material especial chamado de lama bentonítica que acaba encarecendo o orçamento.

Maquinário de estaca escavada fundação profunda
Estaca Escavada

Estaca Raiz: Era uma solução para reforços estruturais e ganhou espaço no mercado para ser utilizada como forma de fundação. Sua execução tem baixa produtividade e o custo por metro da estaca é muito elevado. Indicada em solos rochosos, por ter capacidade de perfurar pedras. Podem ser executadas com maiores inclinações, diâmetros pequenos e em nível de água alto ou baixo.

Maquinário de Estaca Raiz fundação profunda
Estaca Raiz

Estaca Cravada: Utilizada em qualquer tipo de solo, exceto material rochoso, e sua estaca pode ser de metal ou concreto pré-moldado. Sua profundidade é limitada devido à logística de transporte, uma vez que a estaca é transportada até o local, mas pode haver emendas para atingir a profundidade desejada. A execução gera impacto no terreno e ruídos por causa do equipamento bate-estaca. E sua estaca possui grande capacidade de carga.

Maquinario estaca cravada pr-moldada fundação profunda
Estaca Cravada

Estaca Strauss: Sua execução tem baixo impacto no terreno, seu maquinário é um dos mais rústicos conhecido como bate-estaca strauss, consiste em um guincho em um tripé. A estaca possui uma baixa capacidade de carga e não é indicado em local com nível de água alto.

Maquinario da estaca strauss fundação profunda
Estaca Strauss

Estaca Franki: É uma solução econômica, mas causa grandes impactos em edificação vizinhas pela grande vibração durante a sua execução. A estaca tem alta capacidade de carga e sua produtividade é baixa.

maquinário da estaca franki fundação profunda
Estaca Franki

A sondagem nos fornece os dados necessários do solo para escolhermos o tipo de fundação adequada para a sua obra. É de extrema importância à contratação de um engenheiro civil para analisar o tipo do terreno e qual a solução ideal que atenda o cronograma, o orçamento e o projeto da sua obra. Se quiser saber mais sobre as fundações ou se ainda estiver com alguma dúvida fale com a nossa equipe clicando aqui, podemos ajudar você a solucionar o seu problema! Vamos tirar aquele projeto do papel?

Compartilhe:

Mais artigos

Fale Conosco