Reforma nos remete aos problemas como gastos com imprevistos, prazos estendidos e sujeiras por todo lado. Mas existe maneiras de uma obra ser mais simples do que se pensa.
Uma reforma precisa ser bem planejada e essa é a palavra que facilitará tudo a partir deste ponto, em qualquer tipo de obra é preciso projetar as etapas e prever os acontecimentos. Para conseguir calcular isso é preciso colocar no papel o que irá reformar. É exatamente o que um Engenheiro Civil irá fazer: projetar a obra, observando os mínimos detalhes e os impactos que ela causará na edificação e colocando tudo isso a vista do cliente, elaborando uma proposta viável e executando o serviço de qualidade. Quem vai reformar precisa ter em mente que também haverá gastos com: demolição, retirada de entulho, limpeza e alguns imprevistos. Estes itens acabam fugindo do controle quando não se tem um planejamento, pois eles não conseguem ser quantificados e acabam pesando no valor final. Quando a obra é acompanhada por um profissional ele já estima estes gastos na elaboração dos projetos com um Estudo de Viabilidade Financeira (clique aqui para solicitar o seu) que garantirá que os serviços executados caibam no seu bolso e não tenha nenhuma surpresa ao decorrer da obra.
A reforma pode ser dividida em etapas conforme a necessidade dos serviços (Projeto, Demolição, Construção e Acabamento) e o projeto nos fornecer uma ampla visão da obra auxiliando na logística dos materiais e armazenamentos, prevendo os espaços corretos e a dinâmica durante a execução dos serviços. Além disso é fundamental para o planejamento, estimando o tempo da reforma e os gastos de cada etapa. As demolições precisam ser acompanhadas por um profissional para evitar que a estrutura não seja prejudicada, facilitando a demolição com os equipamentos adequados e as devidas proteções e cuidados, evitando que imprevistos ocorram como uma tubulação de água furada por exemplo. A construção e acabamento devem ser feitos com os materiais e a mão-de-obra adequadas para garantir a qualidade da reforma.
Outro aspecto importante é que a qualidade do material influencia diretamente na qualidade final da obra, não economize nos insumos, pois o barato pode sair caro. Algumas patologias aparecem ao longo do tempo e indicam que a vida útil da sua edificação está prejudicada e o reparo deste problema pode sair mais caro do que aquela economia que você acredita ter feito comprado o material mais barato.
Anotação de Responsabilidade Técnica
As reformas precisam atender as exigências do condomínio e da norma NBR 16.280 – Reforma em edificações. Em apartamentos o sindico deve ser constatado e um profissional da área deve ser contratado para se responsabilizar e garantir que a estrutura do edifício não será afetada. O Engenheiro Civil irá emitir uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica e o Arquiteto irá emitir um RRT – Registro de Responsabilidade Técnica. O profissional realizará um relatório informando sobre a reforma e o sindico, com o auxilio de outro profissional da área, irá autorizar a obra.
Por mais que seja tentador fazer uma reforma sem um profissional capacitado é importante entender que não é tão simples realizar esse tipo de obra. Poderia achar que está economizando, porém os riscos e imprevistos que ocorrem ao longo da sua execução acabam saindo do orçamento e dificultam a finalização da obra.
Se quiser entender mais como funciona uma reforma ou se ainda estiver com alguma dúvida fale com a nossa equipe clicando aqui, podemos ajudar você a solucionar o seu problema! Vamos tirar aquele projeto do papel?