Fundação Radier

O que é um Radier?

Aposto que já ouviu falar sobre Radier, mas sabe como é esse tipo de fundação superficial?

Antes vamos entender que estamos falando de um tipo de fundação!

Fundação Radier
Fundação Radier

O Radier é a fundação mais empírica e intuitiva. A evolução dos cálculos com o auxílio de softwares ajudou na obtenção dos esforços internos e deformações dos elementos, porém ainda existe uma dificuldade para obter os parâmetros representativos do solo.

Este é um tipo de fundação superficial que recebe cargas descentralizadas e as transmitem para o solo através da sua área de contato. Por se tratar de uma grande área em contato com a superfície do solo acaba transmitindo pequenas cargas.

Sua utilização é ideal quando as sapatas cobrem mais de 50% da área total da obra, quando existem muitas sobreposições de sapatas ou quando se deseja uniformizar os recalques.

Existem 3 tipos de Radier:

Radier Flexível
Radier Flexível
  • Flexível ou em Placa: é o menos rígido, utilizado para edificações com baixa carga e um solo relativamente bom para que não se deforme muito.
Radier Nervurado
Radier Nervurado
  • Semirígido, Nervurado ou Grelhado: para cargas um pouco maiores e solos que tenham maiores deformações, pois a estrutura é dimensionada para suportar os esforços e evitar que se deforme.
Radier Rígido
Radier Rígido
  • Rígidos, Celular ou em Caixão Fechado: usado para cargas muito elevadas da edificação, sua estrutura resiste a grandes esforços.

O Radier é simples de se executar, econômico e não exige solos muito eficientes por não transmitir grandes cargas. Porém precisa tomar cuidado com solos expansivos e colapsivos, é necessário analisar corretamente para evitar recalques que possam prejudicar a estrutura.

Embora o Radier tenha diversas vantagens, é preciso que um Engenheiro Civil estude o solo para verificar a viabilidade e principalmente a segurança do tipo de fundação escolhida como melhor opção. Se tiver alguma dúvida sobre esse tipo de estrutura pode entrar em contato com a nossa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *